Relatório das Atividades da AME Alagoas 2007/ 2008:

1.      Realização do IV ENCONTRO DE MEDICINA E ESPIRITUALIDADE DE ALAGOAS de 16 a 18 de maio de 2008, com a participação de renomados palestrantes, abordando os seguintes assuntos: “Integração Espírito, Matéria, Mente e Cérebro”, pela Dra. Marlene Nobre (SP); a Conferência: “Deus e a Ciência”, pelo professor Jilvon Barros (AL); o painel “O Cérebro como Instrumento do Espírito”, com as palestras “A Natureza do Pensamento e sua Relação com o Cérebro”, pelo Dr. Daniel Prates (AL), “A Neurofisiologia da Mediunidade”, pela Dra. Delza Gitaí (AL), e a palestra “Mediunidade, Alucinações e Delírios”, pelo Dr. Roberto Lúcio (MG); O painel “Saúde e Espiritualidade”, com as palestras “Leis Morais e Saúde Mental”, pelo Dr. Sérgio Lopes (RS), “O Espírito e os Estados Interdimensionais: Anestesia, Coma e Terminalidade da vida”, pela Dra. Kátia Marabuco (PI); a Conferência “O extraordinário Poder de Cura do Amor”, pelo Sr. Frederico Menezes (PE); o painel “O Espírito, o Cérebro e a Reencarnação”, com as palestras “O Perispírito, o Genoma e o Momento da Reencarnação”, pelo Dr. Carlos Alberto (PB), “A memória e o Psiquismo Fetal”, pela Dra. Marlene Nobre (SP), “O Acolhimento ao Espírito Reencarnante”, pela Dra. Adriana Kátia (SE); A conferência “A Bioética e a Reencarnação”, pelo Dr. Ricardo Santos (AL); O painel “Novos Paradigmas da Saúde e Felicidade”, com as palestras “Inteligência Espiritual: Há um ponto de Deus no Cérebro?”, pela Sra. Lígia Melo (AL), “Espiritualidade no Tratamento da Depressão e Transtornos Mentais”, pelo Dr. Roberto Lúcio (MG) e “Existe Vida Depois do Casamento?”, pelo Dr. Francisco Cajazeiras (CE); a Conferência “Do Automatismo Celular ao Amor Incondicional”, pelo Dr. Décio Iandoli Jr. (SP); a Conferência “Impacto das Virtudes no Funcionamento Cerebral”, pelo Dr. Sérgio Lopes (RS), o painel “Espiritualidade em Tempos de Transição Planetária” com as palestras “Questões Bioéticas em Tempo de Transição”, pelo Dr. Francisco Cajazeiras (CE), “A missão Espiritual do Médico”, pelo Dr. Décio Iandoli Jr. (SP); e a Conferência “Jesus, o Magnífico Terapeuta”, pelo Sr. Frederico Menezes (PE);

 

2.      Realização do II Curso de Saúde e Espiritualidade, iniciado em 12/07/2008, com palestras semanais aos sábados, encerrando-se em 13/12/2008, com os seguintes temas:

 

1.      Deus, Espírito e Matéria.

2.      Perispírito e Corpo Físico.

3.      Lei Biológica da Reencarnação.

4.      Mediunidade.

5.      Evolução, Determinismo e Livre Arbítrio.

6.      O Evangelho e o Espírito.

7.      Saúde e Espiritualidade.

8.      O Pensamento e a Saúde.

9.      Espiritualidade no Cuidado com o Paciente.

10.  A morte e a Desencarnação.

11.  Eutanásia, Distanásia e Morte Natural.

12.  Experiência de Quase Morte.

13.  Neurofisiologia da Mediunidade.

14.  Bases da Terapia Energética: Acupuntura e Homeopatia.

15.  Obsessão e Psicopatologia.

16.  Transplantes e Morte Encefálica.

17.  Células tronco: Implicações Espirituais.

18.  O Espírito e a Concepção.

19.  A Sexualidade e o Espírito.

20.  Dependência Química: Implicações Espirituais.

21.  Terapia Regressiva a Vivências Passadas.

3.      Palestras para a divulgação do trabalho do Dr. Bezerra de Menezes nos dias 26/08/2008 e 30/08/2008, sendo nesta última data comemorado o aniversário de fundação da AME Alagoas, com confraternização realizada após palestra do II Curso de Saúde e Espiritualidade;

4.      Palestras realizadas em várias cidades de Alagoas, em conjunto com o COMVIDA, contra o aborto e em defesa da vida: em Penedo, Arapiraca, Cajueiro, Ibateguara, União dos Palmares, São José da Laje e Joaquim Gomes.

5.      Palestra sobre Hipertensão e Espiritualidade realizada na data de inauguração da Liga de Nefrologia da Faculdade de Medicina da UFAL, em junho de 2008.

6.      Palestra sobre Saúde e Espiritualidade na data de inauguração da Liga de Cardiologia da Faculdade de Ciências Médicas de Alagoas, em jan/2008.

7.      Entrevista à televisão sobre o tema “Verdades e Mentiras sobre o Aborto” no dia 22/10/2008, pelo Dr. Ricardo Santos, na TV Pajuçara, em Maceió.

8.      Seminário “Seja a favor da vida: diga não às drogas e ao aborto” realizado na cidade de Penedo, em 20/12/2008.

9.      Realização de Seminário sobre a Família, os Filhos e as Drogas, em Aracajú, em Março de 2009.

10.  Realização do III Congresso Universitário de Saúde, Ciência e Espiritualidade no auditório do CRM/AL em maio de 2009.

11.  Instalação da campanha ecumênica em defesa da vida e contra a legalização do aborto

12.  Confecção de um site na internet: “simavida.org”

13.  Divulgação da campanha junto a outras entidades religiosas e ampla parceria com a Federação Espírita Alagoana.

14.  Confecção de camisas e adesivos para automóveis.

15.  Abaixo-assinado colhido em todo o estado de Alagoas.

16.  Participação em mais de uma dezena de entrevistas em emissoras de rádio e seis entrevistas em TV.

17.  Participação no Congresso Brasileiro de Direito do Trabalho realizado em Maceió e obtenção de 350 assinaturas no abaixo-assinado entre os juristas participantes.

18.  Participação com três exposições sobre o aborto em um Encontro Alagoano de Enfermagem.

19.  Elaboração de uma carta com os fundamentos de nossa campanha endereçada a todos os médicos de Alagoas em parceria com o CRM.

20.  Participação com expositores da AME, da FEEAL e de outras instituições religiosas em reuniões públicas na Assembléia Legislativa Estadual. Na Câmara dos Vereadores e na sede da OAB.

21.  Realização de seminários em cidades do interior de Alagoas.

22.  Confecção de um áudio veiculado em emissoras de radio de Maceió e do interior do estado.

23.  Campanha nas ruas para obtenção de assinaturas contra a legalização do aborto.

24.  Palestras e seminários nas casas espíritas de Alagoas.

25.  Matérias em jornal de grande circulação em nosso estado.

26.  Caminhada em defesa da vida e contra a legalização do aborto na orla de Maceió realizada dia 13 de janeiro/2008.

27.  Divulgação da campanha nas comemorações dos 100 anos da Federação Espírita de Alagoas com a presença de Divaldo franco.

28.  Exposição de 15 dias no Shopping Center Iguatemi de Maceió com vídeos, informações e panfletos. Palestras e entrevistas na imprensa de 15 a 29 de fev/2008, em parceria com o Projeto “Por um Brasil sem aborto”.

29.  Participação em coletiva para a imprensa na sede da OAB com o deputado Bassuma.

30.  Exposição sobre o aborto (10 dias) no CESMAC (Centro de Estudos Superiores de Maceió).

31.  Confecção de um DVD em defesa da vida e contra a legalização do aborto distribuído nas escolas públicas de Alagoas.

32.  Veiculação de uma vinheta veiculada nas emissoras de rádio de Maceió em defesa da vida.

33.  Participação nos Encontros de Medicina e Espiritualidade de Campina Grande e Sergipe.

34.  Participação no MEDNESP 2007.

35.  Participação no V Congresso N/NE de Medicina e Espiritualidade no Piauí.


Planejamento e Realização das atividades para 2009/2010:

36.  Realização do III Curso de Saúde e Espiritualidade, iniciado em 11/07/2009, com palestras semanais aos sábados, encerrando-se em 23/11/2009:

37.  Palestras semanais no mês de outubro sobre drogas, no centro espírita Fernando de Malta Campos.

38.  Realização do V ENCONTRO DE MEDICINA E ESPIRITUALIDADE DE ALAGOAS E VI CONGRESSO N/NE DE MEDICINA E ESPIRITUALIDADE.


39.  Manutenção das reuniões semanais de estudos sobre o Evangelho, o Livro dos Espíritos e obras de André Luiz, às quintas-feiras.

40.  Fundação da Liga de Saúde, Ciência e Espiritualidade na Universidade Federal de Alagoas.